Trabalhos dos Alunos
Friso cronológico para guardar na Cápsula do Tempo
Os nossos alunos recordaram os dias, os vários dias, de ocasiões e momentos marcantes referentes ao período em que estiveram em isolamento social, dada a quarentena, de 15 de março a 22 de maio.
Sentiram este tempo como um tempo de uma mudança abrupta, que trouxe um grande desconforto, mas que também se lhes afigurou oportunidade de crescimento, um crescimento inesperado e repentino que se foi tornando mais consciente e sólido.
Contam-nos agora como foi o seu dia-a-dia: o susto do desconhecido, o enfrentar desafios, a dificuldade em lidar com a falta e a ausência, o enriquecimento intelectual com as suas leituras, o descobrir uma nova forma de aprender e de se divertir em família e o despertar para o amor daquilo que antes não viam.
Guardaram na sua memória este tempo e hoje partilham-no connosco, como recordações para mais tarde revelarem ao seu eu do futuro, toda esta travessia. E todos ao construirmos a nossa história, estamos a contribuir para a história da nossa família, da nossa região, do nosso país, do mundo do qual fazemos parte.
Agradecemos a todos os nossos alunos que “Como cidadãos livres, não se limitam a si mesmos e experimentam um exercício, uma experiência, sem receio de falhar, sem se preocuparem com a performance”.
E assim, a aprendizagem dos nossos alunos reinventa-se a cada ano, em cada novo contexto específico, permitindo-lhes olhar mais longe a partir do seu lugar no mundo e, deste modo, atirar-se para a concretização de um projeto de vida futuro que se constrói a partir de e no presente.
Da nossa parte, enquanto professores, queremos continuar a apaixonarmo-nos pelo ato de ensinar e a emocionarmo-nos com os nossos alunos.
As professoras de HGP
Maria Afonso Oliveira
João Martins
Constança
Beatriz Pinto
Matias Teixeira
Elogio à Leitura
Queridos alunos,
Mais uma vez experimentaram um exercício em resposta a um nosso desafio, sem medo da vossa performance, sem restringir a vossa imaginação.
Gravaram um vídeo, no qual, através de música, de poesia, de um pequeno texto…fizeram o elogio à leitura, de um livro, de uma história, de um poema, do prazer de ler.
Nas palavras da aluna Diana Graça, “Ler é sonhar! Ver um mundo numa dimensão que só o coração consegue ver e sentir. Sempre que leio, viajo para uma dimensão onde o meu coração e a minha mente entram em sintonia, um mundo em que todos somos felizes e não há tristeza. Só nós podemos imaginar um sítio onde somos felizes e fazer para que isso aconteça.”
E não devemos esquecer que “A literatura é sempre uma expedição à verdade”, como escreveu Franz Kafka e por isso que não temamos ir ao encontro de uma revelação, a cada nova aventura literária.
As professoras de HGP
Nuno Ribeiro,5ºE
Mariana Paranhos,5ºE
Sofia Oliveira, 5ºF
Maria Inês Novais, 5ºF