A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.
Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre. Em qualquer lugar.
É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido, este ano, às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, ... Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.
No início deste ano letivo, o nosso Agrupamento deu início ao Projeto 10 minutos a ler. Todos os dias, durante 10 minutos, todos foram convidados a dedicar esse tempo à leitura, independentemente do local ou da tarefa que estivessem a realizar. Parar e ler, foi o desafio!
Embora em circunstâncias diferentes, a proposta manteve-se no E@D.
Num trabalho de articulação da Biblioteca com as disciplinas de Português e/ou Educação Visual , os alunos realizaram a apresentação das leituras que fizeram, com o recurso a diversas ferramentas digitais. Fica aqui a partilha, para que as possamos apreciar e ficar com sugestões de leitura para férias!
Parabéns a todos!