Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10.
O mote para este ano já está lançado: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS.
Nas aulas de Educação Visual, os alunos realizaram trabalhos alusivos ao tema "Ler para a Paz e Harmonia Globais.
Nas aulas de Português, depois de refletirem sobre o tema da Paz, os alunos das turmas A, B e C do 5.º ano realizaram estes trabalhos que enriqueceram a nossa Biblioteca!
Workshop de Origami, na Biblioteca, dinamizado pela Filipa Costa, do 8.º E, no qual se contruiu a Pomba da Paz!
Leituras Emparelhadas: Os alunos do 9.º C responderam com entusiasmo ao desafio lançado. Num trabalho de articulação entre a Biblioteca Escolar e EMRC, os alunos prepararam a leitura do álbum "O Touro Ferdinando", orientando de seguida um debate de ideias a realização de trabalhos, com todas as turmas do 3.º e 4.º anos da EB1 de Oliveira do Castelo. Uma atividade gratificante e inesquecível para todos!
Os alunos do 8.º G também realizaram leituras emparelhadas, neste caso com todas as turmas do 1.º e 2.º anos da Escola EB1 de Oliveira do Castelo. Assim, nas aulas de Português e Cidadania abordaram o tema da Paz e prepararam a leitura e atividades sobre os álbuns "O Livro da Paz" e "O Touro Ferdinando", que dinamizaram com os alunos mais novos. Estão de parabéns!
Numa atividade conjunta, a Biblioteca Escolar e os alunos do 7.⁰G de Oficina de Teatro também assinalaram o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo tema é "Ler para a Paz e Harmonia Globais". Com uma apresentação nas salas de aula de algumas figuras promotoras da Paz, os alunos deram deram a conhecer Nelson Mandela, Malala Yousafzai, Dalai Lama e os Médicos sem Fronteiras, todos eles laureados com o Prémio Nobel da Paz.