top of page

Educação para a Saúde

PLANO DE VACINAÇÃO COVID-19

 

     Portugal tem planeada a compra de 22,8 milhões de doses de vacinas que permitirão a vacinação da totalidade da população até ao final de 2021, segundo o documento- Plano de Vacinação- Covid-19.

     A vacina será facultativa, gratuita e distribuída a toda a população em 3 fases.

covid 19.png

Sabe mais...

Literacia%20em%20Sa%C3%BAde_edited.jpg

     A equipa PES (Projeto de Educação para a Saúde) do Agrupamento João de Meira  desenvolveu um DAC sobre literacia em Saúde, que está a ser implementado nas turmas de 9º ano, em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, História, Geografia e Português.

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE 2021

obesidade.png

   No dia 4 de março comemorou-se o Dia Mundial da Obesidade.

   Apesar dos esforços que têm sido feitos para travar esta epidemia, a obesidade continua a representar um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI.

Lê mais!

OS TERMÓMETROS DE INFRAVERMELHOS

 

    Como funcionam estes termómetros?

Estes instrumentos baseiam-se no facto de que todo o objeto que não está em temperatura de zero absoluto possui átomos que se movem dentro da sua estrutura. Essa velocidade de movimento está em correlação direta com a sua temperatura: quanto mais rápido esse movimento das moléculas, mais alta será a temperatura- a radiação infravermelha.

termómetro.jpg

Clica aqui para saberes mais!

Yoga Posição 7
Yoga Posição 6
Yoga Posição 2
Yoga Posição 3
Yoga Posição 5
Yoga Posição 4
Yoga Posição 1

“Mexe-te em casa”

A Equipa PES em articulação com o SPO e o Subdepartamento de Educação Física criou a atividade “Mexe-te em casa”, destinada a todo o pessoal docente e não docente. A atividade decorrerá todas as sextas-feiras, às 19h00, com o objetivo de fomentar a prática de exercício físico durante o confinamento e será orientada pelo professor Hélder Silva.

 

Para poder acompanhar a aula basta clicar aqui!

mexe-te em casa.jpg

O importante é dizer não ao sedentarismo, a bem da saúde. A inatividade física é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis. Por isso, a prática de desporto moderada é tão importante.

Os benefícios do exercício físico na saúde são vários: controlo do peso, combate de algumas doenças e condições de saúde, aumento dos níveis de energia ou melhoria do sono.

Novamente Confinados:

Uma oportunidade para mudar os hábitos alimentares

      A rotina de milhares de crianças foi interrompida pela necessidade de evitar a propagação da COVID-19. Mais tempo de confinamento em casa, mais comida disponível a toda a hora e mais horas em frente ao ecrã podem potenciar o sedentarismo e o consumo de alimentos hipercalóricos de má qualidade nutricional. Nestas condições, o ganho de peso é uma possibilidade, não só para as crianças como para toda a família. Mas também podemos ver este momento como uma oportunidade para promover o consumo alimentar saudável no seio da família e promover a aquisição de competências de compra e confeção de refeições saudáveis que há muito podia estar adiada. 

   Continua a ler...

Na hora de escolher o que comer, Marta Carriço, nutricionista da Fundação Champalimaud, sugere:

  • inclua sempre sopa antes do prato principal.

  • quanto aos legumes, aposte em “cores diferentes” e varie a forma de preparação: puré, cozidos, salteados em azeite, assados ou grelhados.

  • o consumo de fruta deve ser feito “com conta, peso e medida”, cerca de três a cinco peças de fruta por dia, incluída como sobremesa ou snack entre refeições.

legumes.jpg
ervilhas.jpg

Em alternativa aos acompanhamentos clássicos (arroz, massa, batata) ou como substituição da proteína animal, pode ingerir-se feijão, grão, ervilhas, favas — alimentos “ricos em fibra, vitaminas e minerais”, que conferem uma “maior sensação de saciedade”.

Porque também é importante motivar e divulgar opções mais saudáveis, a equipa PES do agrupamento João de Meira deixa aqui uma sugestão de uma receita saudável que pode experimentar em casa!

Gratinado de massa com Peru e legumes

 

Ingredientes:

  • 400g de Peru partido em tiras

  • Massa (250g)

  • Couve-flor cozida (1/2)

  • Brócolos (a quantidade que tiverem, quanto mais melhor)

  • 1 Cenoura média ralada

  • Alho picado

  • Queijo mozarela (150g)

  • Pimentão doce

  • Um pouco de sumo de limão

  • Orégãos

  • Sal

 

Modo de preparação e confeção:

  • Tempere o peru com o alho, sumo de limão, sal, pimentão e orégãos e reserve por 15 a 20 minutos.

  • Coloque num pirex de forno todos os ingredientes (exceto o queijo e a massa), tempere com um pouco mais de sal e dos restantes condimentos e misture bem.

  • Leve ao forno cerca de 20 minutos a 180º C enquanto a massa coze (ou seja, coloque a massa a cozer em água e sal).

  • De seguida, coloque a massa no pirex e envolva bem na mistura anterior.

  • Polvilhe com o queijo mozzarela e leve novamente ao forno até gratinar.

 

                                           BOM APETITE!

receita.jpg

Dia Internacional da Mulher

     Segunda-feira, 8 de março,  Dia Internacional das Mulheres, estreou, às 22h45, na RTP 1, a série Histórias das Mulheres do Meu País, que decorre do filme Mulheres Do Meu País, um projeto encomendado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, para materializar a visão intersecional da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação – Portugal Mais Igual.

 

     Inspirada na obra literária da Maria Lamas, este projeto conta com a autoria da Raquel Freire e com produção da Associação Espaços - Projetos Alternativos de Mulheres e Homens.


     A série que agora estreia, bem como o filme, prestam homenagem aos múltiplos retratos das nossas mulheres. São histórias de resistência e de afirmação que nos dão a oportunidade de viajar, conhecendo a riqueza de Portugal. Cada uma destas mulheres é um país diferente e juntas constroem um fresco brilhante de coragem, força e dignidade.

Histórias das Mulheres do Meu País

  • 1.º episódio, dia 8 de março, às 22h45

  • 2.º episódio, dia 15 de março, às 22h45

  • 3.º episódio, dia 22 de março, às 22h45

bottom of page