Educação para a Saúde
PLANO DE VACINAÇÃO COVID-19
Portugal tem planeada a compra de 22,8 milhões de doses de vacinas que permitirão a vacinação da totalidade da população até ao final de 2021, segundo o documento- Plano de Vacinação- Covid-19.
A vacina será facultativa, gratuita e distribuída a toda a população em 3 fases.
Sabe mais...
A equipa PES (Projeto de Educação para a Saúde) do Agrupamento João de Meira desenvolveu um DAC sobre literacia em Saúde, que está a ser implementado nas turmas de 9º ano, em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, História, Geografia e Português.
OS TERMÓMETROS DE INFRAVERMELHOS
Como funcionam estes termómetros?
Estes instrumentos baseiam-se no facto de que todo o objeto que não está em temperatura de zero absoluto possui átomos que se movem dentro da sua estrutura. Essa velocidade de movimento está em correlação direta com a sua temperatura: quanto mais rápido esse movimento das moléculas, mais alta será a temperatura- a radiação infravermelha.
Clica aqui para saberes mais!
“Mexe-te em casa”
A Equipa PES em articulação com o SPO e o Subdepartamento de Educação Física criou a atividade “Mexe-te em casa”, destinada a todo o pessoal docente e não docente. A atividade decorrerá todas as sextas-feiras, às 19h00, com o objetivo de fomentar a prática de exercício físico durante o confinamento e será orientada pelo professor Hélder Silva.
Para poder acompanhar a aula basta clicar aqui!
O importante é dizer não ao sedentarismo, a bem da saúde. A inatividade física é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis. Por isso, a prática de desporto moderada é tão importante.
Os benefícios do exercício físico na saúde são vários: controlo do peso, combate de algumas doenças e condições de saúde, aumento dos níveis de energia ou melhoria do sono.
Novamente Confinados:
Uma oportunidade para mudar os hábitos alimentares
A rotina de milhares de crianças foi interrompida pela necessidade de evitar a propagação da COVID-19. Mais tempo de confinamento em casa, mais comida disponível a toda a hora e mais horas em frente ao ecrã podem potenciar o sedentarismo e o consumo de alimentos hipercalóricos de má qualidade nutricional. Nestas condições, o ganho de peso é uma possibilidade, não só para as crianças como para toda a família. Mas também podemos ver este momento como uma oportunidade para promover o consumo alimentar saudável no seio da família e promover a aquisição de competências de compra e confeção de refeições saudáveis que há muito podia estar adiada.
Na hora de escolher o que comer, Marta Carriço, nutricionista da Fundação Champalimaud, sugere:
-
inclua sempre sopa antes do prato principal.
-
quanto aos legumes, aposte em “cores diferentes” e varie a forma de preparação: puré, cozidos, salteados em azeite, assados ou grelhados.
-
o consumo de fruta deve ser feito “com conta, peso e medida”, cerca de três a cinco peças de fruta por dia, incluída como sobremesa ou snack entre refeições.
Em alternativa aos acompanhamentos clássicos (arroz, massa, batata) ou como substituição da proteína animal, pode ingerir-se feijão, grão, ervilhas, favas — alimentos “ricos em fibra, vitaminas e minerais”, que conferem uma “maior sensação de saciedade”.
Porque também é importante motivar e divulgar opções mais saudáveis, a equipa PES do agrupamento João de Meira deixa aqui uma sugestão de uma receita saudável que pode experimentar em casa!
Gratinado de massa com Peru e legumes
Ingredientes:
-
400g de Peru partido em tiras
-
Massa (250g)
-
Couve-flor cozida (1/2)
-
Brócolos (a quantidade que tiverem, quanto mais melhor)
-
1 Cenoura média ralada
-
Alho picado
-
Queijo mozarela (150g)
-
Pimentão doce
-
Um pouco de sumo de limão
-
Orégãos
-
Sal
Modo de preparação e confeção:
-
Tempere o peru com o alho, sumo de limão, sal, pimentão e orégãos e reserve por 15 a 20 minutos.
-
Coloque num pirex de forno todos os ingredientes (exceto o queijo e a massa), tempere com um pouco mais de sal e dos restantes condimentos e misture bem.
-
Leve ao forno cerca de 20 minutos a 180º C enquanto a massa coze (ou seja, coloque a massa a cozer em água e sal).
-
De seguida, coloque a massa no pirex e envolva bem na mistura anterior.
-
Polvilhe com o queijo mozzarela e leve novamente ao forno até gratinar.
BOM APETITE!
Dia Internacional da Mulher
Segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, estreou, às 22h45, na RTP 1, a série Histórias das Mulheres do Meu País, que decorre do filme Mulheres Do Meu País, um projeto encomendado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, para materializar a visão intersecional da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação – Portugal Mais Igual.
Inspirada na obra literária da Maria Lamas, este projeto conta com a autoria da Raquel Freire e com produção da Associação Espaços - Projetos Alternativos de Mulheres e Homens.
A série que agora estreia, bem como o filme, prestam homenagem aos múltiplos retratos das nossas mulheres. São histórias de resistência e de afirmação que nos dão a oportunidade de viajar, conhecendo a riqueza de Portugal. Cada uma destas mulheres é um país diferente e juntas constroem um fresco brilhante de coragem, força e dignidade.
Histórias das Mulheres do Meu País
-
1.º episódio, dia 8 de março, às 22h45
-
2.º episódio, dia 15 de março, às 22h45
-
3.º episódio, dia 22 de março, às 22h45